quinta-feira, 8 de março de 2018

SALTO i celebra Dia Internacional da Mulher

Numa altura em que desigualdades que afetam as mulheres são uma realidade premente, a Fios e Desafios, através do projeto SALTO i, não podia deixar passar o Dia Internacional da Mulher.

Assim, foi proposto às crianças e jovens participantes das Oficinas de Promoção de Igualdade de Género e Prevenção de Violência de Género que reflectissem sobre o tema e criassem algo que pudesse promover este dia. 

Das várias reflexões e trabalhos realizados, destacamos o que foi feito pelos/as alunos/as do 9ºF da Escola Básica e Secundária do Cerco, que realçaram alguns dados estatísticos que evidenciam as desigualdades sofridas pelas mulheres no acesso a cargos de poder, no acesso à educação, nas disparidades salariais, ou enquanto vítimas de violência.


Destacamos ainda outro grupo, no qual os/as alunos/as do 5ºA, da mesma escola, escreveram algumas palavras para definir o que é "Ser Mulher". Foi interessante compreender que estas crianças vêem a mulher como alguém multifacetado, com diferentes características e interesses e não como uma pessoa unidimensional, centrada na família, como durante tantos anos foi retratada na sociedade.


De uma forma geral, todos/as os/as participantes concordaram que é, ainda hoje, extremamente relevante celebrar este dia, como uma forma de recordar e eliminar as desigualdades ainda existentes. As crianças e os jovens deram o exemplo, basta que todos/as sigamos o exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário