segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

SALTO i termina primeiros grupos das Oficinas de Promoção de IG e Prevenção de VG


No final de janeiro e ínicio de fevereiro, o projeto SALTO i deu por terminados alguns dos grupos das Oficinas de Promoção de Igualdade de Género e Prevenção de Violência de Género - Crescer Igual - direcionadas para crianças do ensino primário.

Ao longo das sessões foram abordados diferentes temas como os conceitos de sexo e género, as diferenças de género, a orientação sexual e a identidade de género, os esterótipos, preconceitos e mitos de género, a violência doméstica e de género, o bullying, entre outros. Para discutir e aprender mais sobre estes assuntos foram utilizadas atividades lúdico-pedagógicas sugeridas pelas crianças participantes, como jogos, vídeos, histórias, criação de campanhas de sensibilização, dinâmicas de grupo, entre outras.

Para término das oficinas, cada um dos grupos pôde escolher uma atividade mais longa, que tratasse sobre o(s) tema(s) que mais interessaram aos/às participantes.

Os grupos 1 e 2, da EB1/JI do Falcão, escolheram a criação de uma peça de teatro, com texto original, sobre o bullying. Deixamos aqui a história criada em conjunto com as crianças.



Os grupos 3 e 4, da EB1/JI de Nossa Senhora de Campanhã, decidiram criar uma letra de uma música, sobre as diferenças entre meninos e meninas, e cantá-la sobre o arranjo instrumental da música "Como ela é bela", do Agir. Tendo em conta que o ensaio e gravação da música foi realizado em apenas uma sessão, podemos considerar esta iniciativa um sucesso!

O grupo 5, da EB1/JI de São Roque da Lameira, também demonstrou interesse em criar uma peça de teatro sobre o tema de bullying, cujo texto aqui apresentamos.



Mais uma vez deixamos uma especial agradecimento à direção do Agrupamento de Escolas do Cerco, à coordenação das escolas participantes e a todos/as os/as professores/as que colaboraram com a Fios e Desafios nestas atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário