segunda-feira, 24 de abril de 2017

Campanha "Abril - Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância" nas escolas

Na passada semana, o projeto SALTO i da Fios e Desafios começou o percurso da campanha "Abril - Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância" nas escolas. A primeira escola foi a EB1 do Lagarteiro, onde foram realizadas 5 sessões de sensibilização para as seis turmas do ensino básico.


Nas sessões foram explicadas as origens do mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e do uso do laço azul alusivo a este mês. Mas foi, sobretudo, um espaço de discussão sobre o que são os maus tratos na infância e sobre o que fazer para prevenir este fenómeno e apoiar as vítimas. 



Por fim, foi pedido às crianças que, partindo da frase "Os maus tratos na infância não são brincadeira", desenhassem a sua brincadeira, jogo ou atividade preferida e, por outro lado, desenhassem uma situação de maus tratos na infância, para que compreendessem a disparidade de situações que uma criança vítima vive muitas vezes no seu dia a dia e seriedade do problema abordado. As situações desenhadas foram então reunidas numa cartolina, em forma de resumo do trabalho de todos(as) os(as) alunos(as) de cada turma.



 Fotos: Fios e Desafios
 
Foi preocupante compreender que muitas das crianças que participaram nestas acções conheciam bem a problemática dos maus tratos na primeira pessoa, sobretudo devido ao bullying existente no contexto escolar e a situações de violência doméstica vicariante no domínio familiar, entre outras situações denunciadas pelas crianças.

Ao longo desta semana, o projeto SALTO i vai ainda a mais escolas do concelho do Porto e do concelho de Vila Nova de Gaia. Em breve, faremos novo post sobre como decorreram essas sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário